Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | Aumento de impostos em Santa Catarina? Governador Jorginho Mello diz Não!

Por: Daniel Ribeiro
20/11/2023 13:03
Tamanho da fonte: A A

Na sexta-feira (17), o governador Jorginho Mello (PL) deu um alívio aos catarinenses: "Não haverá aumento de impostos em Santa Catarina", afirmou, mantendo a alíquota-base do ICMS em 17%. Enquanto Paraná e Rio Grande do Sul elevam suas alíquotas, Santa Catarina se destaca pela resistência.

Local: Fiesc, Florianópolis, durante a apresentação do projeto de modernização do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec).

#ResistênciaCatarinense: SC se posiciona contra a tendência do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que considera elevar a alíquota para 19,5%. "Vamos resistir e manter os 17%!" disse o governador, recebendo aplausos das lideranças empresariais.

Foco Econômico: Reconhecendo o impacto da carga tributária no crescimento econômico e no setor produtivo, Mello alerta sobre as incertezas da Reforma Tributária em andamento no Congresso Nacional.

#FuturoFinanceiro: O governador destaca que a divisão de impostos após 2029 será baseada na média de arrecadação entre 2024 e 2028. Ele busca alternativas para minimizar impactos futuros na arrecadação de SC.

Pacote Tributário em Pauta: Na próxima semana, Mello apresentará à Assembleia Legislativa um conjunto de medidas tributárias, incluindo ajustes em isenções de impostos para produtos da cesta básica e querosene de aviação. Contudo, um ponto polêmico pode surgir: a possibilidade de elevar a alíquota do ICMS de 17% para 19,5%, seguindo a proposta do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB).

#DebateCatarinense #ICMS17%: A decisão de Mello poderá gerar debates acalorados com entidades do setor produtivo. Será que Santa Catarina vai se manter firme em seu posicionamento atual?


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro